terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Frameworks para Desenvolvimento Jogos no Android


      Tudo beleza galera, criei esse blog para ir contando um pouco de minha experiência no desenvolvimento de jogos no android.
      Algum tempo venho estudando desenvolvimento de jogos, já sou desenvolvedor java a mais de 2 anos e no momento estou estudando jogos.
      Tenho um jogo pronto para publica no Google Play, estou fazendo testes antes de postá-lo mas logo estarei fazendo. Agora vamos ao que interessa:
      Passei muito, mas muito tempo estudando e pesquisando Frameworks para o desenvolvimento de meus jogos 2D, para ter uma total segurança na hora de assumir alguma ferramenta de trabalho.
      Alguns me chamarão mais atenção outros não, vamos aos ditos;
      Dos mais variados que existem na internet, os teste e pesquisei:
   Andengine, Corona SDK, Gideros Mobile, Libgdx, Emo-Framework e Moai SDK.
 
   * Libgdxhttp://libgdx.badlogicgames.com/
   Este é completamente Free, e dentre todos foi o que eu adotei para desenvolver meus projetos.
Já tem bastante tempo no mercado e sua performance é incrível, tem uma vasta documentação e apoio de muitas empresas. É cross plataforma, gerando tanto para IOS, Android, Web em HTML5 e Desktop. desenvolve tanto para 2D quando 3D, a linguagem utilizada é Java. O desenvolvedor possui alguns livros lançado para desenvolvimento android e ele usa por base o Libgdx o que ajuda muito no Framework. A produtividade é boa e tem uma ótima IDE para gerar os projetos, ai você importa para o Eclipse e Pronto, você desenvolve 1x e manda rodar para qualquer plataforma sem muito problemas. Vastos sites com exemplos e o suporte ao Framework é constante, com alguns Frameworks de Apoio já lançados como Physics Body para colisões dentre outros. O interessante é que o Libgdx dará suporte ao projeto (http://www.ouya.tv/) que é um video game criado para jogos android com baixo preço e para TV. Diria que Libgdx esta dentre os melhores Frameworks Android para Game 100% seguro na hora de desenvolver um projeto.

   * Andengine :  http://www.andengine.org/
    Testei e pesquisei muito sobre este Framework, pois iria adota-lo no meu mais novo projeto, ele ainda tem muito o que crescer em termos de documentação e diferente dos outros ele não é cross plataforma, e a linguagem que ele usa é Java. Andengine possui um forum que o desenvolvedor da Zynga mantem, possui alguns exemples feitos, que ajuda muito o desenvolvedor, e possui 2 livros lançados, mas em questão de doc na web ainda é fraco oque pode atrasar um pouco no desenvolvimento de algum problema que você poderá enfrentar no futuro. Ele é visto como uma promessa se continuar crescendo da forma que cresce. Mas desistir de adotá-lo por medida de segurança no desenvolvimento em termos de doc.

* Corona SDK: http://www.coronalabs.com
Este é cross plataforma, gerando Build para Android e IOS, a linguagem de desenvolvimento é Lua.
Corona não é  Free, a não ser a versão de desenvolvimento que você pode baixar e desenvolver e na hora do Build se você não possuir a licença ele gera um alert informando que é a versão de desenvolvimento. Diria que entre os pagos Corona é o melhor que existe, já possui tempo no mercado, uma vasta documentação, muitos exemplos na web e muito, mais muito fácil de se usar e a produtividade é 100% o preço é um pouco salgado, mas visando o que o Framework promete e faz ,diria que vale a pena. O preço: $ 199/ ano a versão android ou ios ou $ 349/ ano para as duas plataformas. Eu cheguei a criar alguns exemplos e gostei bastante, mas no momento não estou disposto a pagar o valor e além de tudo Corona só funciona em android com processadores ARMV7 ou seja androids mais antigos não funcionaram suas apps.

* Gideros Mobile: http://www.giderosmobile.com/
Diria que este é o concorrente do Corona a linguagem também é Lua, mas é um pouco fraco na documentação, e as vezes deixa um pouco a desejar no que promete. O meu primeiro Game foi feito no Gideros, pois apesar de pago ele permite que você desenvolva e publique sua app e só após vender alguns unidades você terá que pagar a licença profissional, sendo que a free ela gerará um splash screen do Gideros e se você tentar usar uma outra splash screen, no meu caso deu pal em alguns aparelhos e tive que tirar minha splash. Eu desistir de desenvolver com Gideros devidos a inúmeros outros problemas na ferramenta deles. $ 149/ano.

* Moai SDK : http://getmoai.com/
Este é free, Moai usa Lua, mas o desenvolvimento em Moai é um pouco mais complicado para quem esta começando, como eles mesmo dizem : "A plataforma Mobile para desenvolvedores Experientes.".
Ele gera tando para IOS, Android e Crome, o Build dele é feito online, ou seja você cria uma conta na nuvem no Moai e desenvolve, quando for testar no aparelho terá que está online assim como no Corona. Ele oferece free alguns espaços na nuvem e se você desejar mais, terá que pagar por isso. Moai  me deixa você um pouco confuso em questão de mexer na nuvem dele, mas quando se acostuma a produtividade aumenta.

* Emo-Framework : http://www.emo-framework.com/
Este é totalmente free, usa a linguagem Squirrel uma mistura de Lua + Javascript + Orientação Objeto. Emo diria que é bastante interessante, é desenvolvido por um Japonês, ainda é novo, creio que se crescer será uma boa alternativa, o site possui uma documentação boa, e um mini livro de bolso, não possui IDE de desenvolvimento, você importa o projeto pro Eclipse e desenvolve nos arquivos criados com .nut o que é ruim pois é como usar o bloco de notas e nenhuma ajuda da IDE pois ela não reconhece, tem algumas alternativas, mas nenhuma muito boa. Cheguei a criar alguns exemplos mas a documentação online não ajuda quando se precisa de coisas novas, A documentação na web não é boa, você quase não encontra nada e quando encontra é em Japonês.